Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 1020352-98.2022.4.01.9999/MG

RELATOR: Desembargador Federal GRÉGORE MOREIRA DE MOURA

RELATÓRIO

Trata-se de apelação interposta pelo INSS contra sentença que julgou procedente o pedido de pensão por morte formulado por E. R. D. J., em razão do óbito de Cleonir de Oliveira, ocorrido em 16/09/2006. A sentença reconheceu a existência de união estável entre a autora e o instituidor, condenando a autarquia à concessão do benefício desde a data do requerimento administrativo, em 26/01/2017, determinando o rateio entre os pensionistas e o desconto dos valores eventualmente já recebidos a título de pensão por morte ao dependente já habilitado (filho comum entre autora e instituidor), além do pagamento das parcelas vencidas e honorários advocatícios.

Em suas razões recursais, o INSS sustenta que a autora não comprovou a condição de dependente, por ausência de prova material suficiente da união estável, afirmando ser inadmissível o reconhecimento do vínculo com fundamento apenas em prova testemunhal. Requer a reforma integral da sentença para julgar improcedente o pedido. Subsidiariamente, requer a aplicação dos critérios de atualização monetária e juros de mora conforme os Temas 810 do STF e 905 do STJ, bem como o reconhecimento da prescrição quinquenal.

A parte autora apresentou contrarrazões, defendendo a manutenção integral da sentença ao argumento de que a união estável foi devidamente comprovada pelo conjunto probatório produzido nos autos, inclusive pela prova testemunhal colhida em audiência.

É o relatório.

VOTO

Presentes os pressupostos de admissibilidade, conheço da apelação.

A pensão por morte é benefício devido ao conjunto dos dependentes do segurado falecido, nos termos dos arts. 16 e 74 da Lei n. 8.213/91, regendo-se pela legislação vigente na data do óbito, em observância ao princípio tempus regit actum (Súmula 340 do STJ).

No caso, a controvérsia recursal restringe-se à comprovação da união estável entre a autora, E. R. D. J., e o instituidor Cleonir de Oliveira, uma vez que a qualidade de segurado deste é incontroversa, pois era titular de aposentadoria por invalidez quando faleceu, em 19/09/2006.

O INSS sustenta que a união estável não foi comprovada, alegando ausência de início de prova material suficiente e impossibilidade de reconhecimento da condição de companheira com fundamento exclusivamente em prova testemunhal. Todavia, sem razão.

A união estável caracteriza-se pela convivência pública, contínua e duradoura, estabelecida com o objetivo de constituição de família, nos termos do art. 1.723 do Código Civil. Reconhecida a condição de companheira, a dependência econômica é presumida, conforme dispõe o art. 16, I e § 4º, da Lei n. 8.213/91.

À época do óbito, ocorrido em 2006, ainda não vigorava a exigência legal de apresentação de início de prova material contemporânea da união estável produzida nos 24 meses anteriores ao falecimento, introduzida apenas pela Lei n. 13.846/2019. Prevalecia o entendimento consolidado na Súmula 63 da TNU, segundo a qual "a comprovação de união estável para efeito de concessão de pensão por morte prescinde de início de prova material".

No mesmo sentido, o Superior Tribunal de Justiça firmou compreensão de que o § 5º do art. 16 da Lei n. 8.213/91 não possui aplicação retroativa, admitindo-se, para óbitos anteriores à alteração legislativa, a comprovação da união estável mediante prova exclusivamente testemunhal, desde que robusta:

PROCESSUAL CIVIL. PREVIDENCIÁRIO. PENSÃO POR MORTE. REVISÃO DOS REQUISITOS DE CONCESSÃO. INÍCIO DE PROVA. PROVA TESTEMUNHAL. FRAGILIDADE. SÚMULA 7/STJ. REVISÃO DO CONTEXTO FÁTICO-PROBATÓRIO DOS AUTOS.

1. Não merece prosperar a tese de afronta aos arts. 489 e 1.022 do CPC/2015, porquanto o acórdão fundamentou, claramente, o posicionamento por ele assumido, de modo a prestar a jurisdição que lhe foi postulada.

2. Esta Corte reconhece a irretroatividade do § 5º do art. 16 da Lei n. 8.213/1991 para antes de 2019, sendo admitida a prova exclusivamente testemunhal até referida data. No entanto, a decisão do Juízo recorrido fundamentou-se na fragilidade da prova testemunhal para demonstrar a dependência econômica, adotando a interpretação adequada.

3. Por essa razão, para alterar a conclusão a que se chegou, quanto à fragilidade da prova testemunhal produzida, seria necessário adentrar no acervo fático-probatório dos autos, o que é vedado pelo óbice da Súmula n. 7/STJ.

4. É incabível a análise, em agravo interno, de matéria que não foi objeto das razões do recurso especial, por se tratar de indevida inovação recursal. 5. Agravo interno a que se nega provimento.

(AgInt no AREsp n. 1.895.579/RJ, relator Ministro Og Fernandes, Segunda Turma, julgado em 30/5/2022, DJe de 3/6/2022, destaque acrescido)

No caso concreto, além de não ser exigível início de prova material contemporânea, verifica-se a existência de prova documental consistente na certidão de nascimento do filho comum do casal, nascido em 21/06/1996, documento que constitui relevante elemento indicativo da relação familiar. Esse elemento foi corroborado pela prova testemunhal produzida em audiência, na qual ambas as testemunhas confirmaram que a autora conviveu com o instituidor por mais de dez anos, até o óbito.

O conjunto probatório revela-se harmônico e suficiente para demonstrar a convivência pública, contínua e duradoura, com inequívoco propósito de constituição de família, até a data do óbito, razão pela qual deve ser mantido o reconhecimento da união estável e, por consequência, da condição de dependente da autora.

As alegações do INSS, portanto, não infirmam a conclusão adotada na sentença, que apreciou adequadamente a prova produzida nos autos e reconheceu o direito da autora à pensão por morte.

Também não há parcelas atingidas pela prescrição quinquenal. O requerimento administrativo foi formulado em 26/01/2017, data fixada pela sentença como termo inicial do benefício, e a ação foi ajuizada em maio do mesmo ano. Desse modo, entre a constituição do direito às prestações e o ajuizamento da demanda não transcorreu o prazo de cinco anos previsto no art. 103, parágrafo único, da Lei n. 8.213/91, razão pela qual deve ser rejeitado o pedido subsidiário do INSS de reconhecimento da prescrição quinquenal.

Quantos ao juros e correção monetária, a sentença merece pequeno reparo, tal como arguido pelo apelante.

O Supremo Tribunal Federal - STF no julgamento do Recurso Extraordinário 870947/SE (Tema 810), sob a sistemática da repercussão geral, já com trânsito em julgado, sem modulação dos efeitos, estabeleceu que, nas condenações impostas à Fazenda Pública, oriundas de relação jurídica não-tributária, que é o caso dos autos, os juros moratórios e a correção monetária incidirão da seguinte maneira:

a) Juros moratórios: a partir da citação, segundo a remuneração da caderneta de poupança, na forma do art. 1º-F da Lei 9.494/97, com a redação dada pela Lei 11.960/2009, observado o enunciado da Súmula Vinculante nº 17-STF. Portanto, os juros moratórios, que antes observavam o patamar de 1% (um por cento) ao mês nesse tipo de lide, com o advento da Lei 11.960/09 passaram a ser calculados conforme o mesmo índice aplicável às cadernetas de poupança;

b) Atualização monetária: O artigo 1º-F da Lei 9.494/1997, com a redação dada pela Lei 11.960/2009, na parte em que disciplina a atualização monetária das condenações impostas à Fazenda Pública segundo a remuneração oficial da caderneta de poupança, revela-se inconstitucional ao impor restrição desproporcional ao direito de propriedade (CRFB, art. 5º, XXII), uma vez que não se qualifica como medida adequada a capturar a variação de preços da economia, sendo inidônea a promover os fins a que se destina.

Posteriormente, no entanto, houve fixação de tese vinculante no Tema 905 do Superior Tribunal de Justiça – STJ, ocasião em que se especificou os índices adequados, de acordo com a natureza da parcela em questão.

E, no caso concreto, trata-se de parcelas vencidas de pensão por morte. Assim, deve-se seguir o seguinte item da tese fixada no Tema 905, STJ:

3.2 Condenações judiciais de natureza previdenciária.
As condenações impostas à Fazenda Pública de natureza previdenciária sujeitam-se à
incidência do INPC, para fins de correção monetária, no que se refere ao período posterior à vigência da Lei 11.430/2006, que incluiu o art. 41-A na Lei 8.213/91. Quanto aos juros de mora, incidem segundo a remuneração oficial da caderneta de poupança (art. 1º-F da Lei 9.494/97, com redação dada pela Lei n. 11.960/2009).

Em acréscimo, cumpre registrar que a jurisprudência do STF consolidou-se no sentido de que é possível a substituição dos índices de juros e correção monetária, posterior ao trânsito em julgado do título executivo, por força de alteração legal ou decisão judicial em controle de constitucionalidade, o que não representa lesão à coisa julgada. É o que foi confirmado nos Temas 1170 e 1361 (repercussão geral). Confira-se a tese deste último:

O trânsito em julgado de decisão de mérito com previsão de índice específico de juros ou de correção monetária não impede a incidência de legislação ou entendimento jurisprudencial do STF supervenientes, nos termos do Tema 1.170/RG.

Destarte, deve a sentença ser ajustada, para determinar a observância da versão atualizada do Manual de Cálculos da Justiça Federal (já adequado aos temas 810, STF, 905, STJ e também à EC 113/2021).

Conclusão

Por fim, mantida a sucumbência, deve ser mantida a condenação da parte ré em honorários advocatícios, zelando-se pela observância dos patamares previstos no §3º do art. 85 do CPC para as condenações contra o Poder Público, a incidir sobre o valor das parcelas vencidas até a data de prolação da sentença (Súmula 111/STJ).

Deixo de fixar honorários advocatícios recursais em desfavor do INSS considerando que a apelação foi em parte provida (Tema 1.059 - STJ).

Não havendo interesse em recorrer, solicita-se às partes, em homenagem aos princípios da cooperação, eficiência e razoável duração do processo, que, ao tomarem ciência desta decisão, manifestem expressamente a renúncia ao prazo recursal conforme rotina deste sistema E-Proc (mediante simples "clique").

Ante o exposto, voto por dar parcial provimento ao recurso do INSS para reformar a sentença apenas no tocante aos juros e correção monetária.



Documento eletrônico assinado por GRÉGORE MOREIRA DE MOURA, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000509022v3 e do código CRC 1e636b08.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): GRÉGORE MOREIRA DE MOURA
Data e Hora: 12/08/2026, às 12:57:20




Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 09:40:11.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:60000509023
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 1020352-98.2022.4.01.9999/MG

RELATOR: Desembargador Federal GRÉGORE MOREIRA DE MOURA

EMENTA

DIREITO PREVIDENCIÁRIO. APELAÇÃO CÍVEL. PENSÃO POR MORTE. UNIÃO ESTÁVEL. COMPROVAÇÃO POR PROVA TESTEMUNHAL. ÓBITO ANTERIOR À LEI Nº 13.846/2019. DEPENDÊNCIA ECONÔMICA PRESUMIDA. PRESCRIÇÃO QUINQUENAL. INOCORRÊNCIA. JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA. ADEQUAÇÃO AOS TEMAS 810/STF, 905/STJ, 1170/STF E 1361/STF. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.

I. CASO EM EXAME

1. Apelação cível interposta pelo INSS contra sentença que julgou procedente o pedido de concessão de pensão por morte formulado pela companheira do segurado falecido, reconhecendo a existência de união estável e condenando a autarquia à implantação do benefício desde a data do requerimento administrativo, com pagamento das parcelas vencidas. O INSS sustenta a ausência de comprovação da união estável, requer o reconhecimento da prescrição quinquenal e, subsidiariamente, a adequação dos critérios de juros e correção monetária.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

2. Há três questões em discussão: (i) definir se a união estável entre a autora e o instituidor foi suficientemente comprovada para fins de concessão de pensão por morte; (ii) estabelecer se há parcelas atingidas pela prescrição quinquenal; e (iii) determinar os critérios aplicáveis aos juros de mora e à correção monetária incidentes sobre as parcelas devidas.

III. RAZÕES DE DECIDIR

3. A pensão por morte rege-se pela legislação vigente na data do óbito, em observância ao princípio tempus regit actum.

4. A união estável caracteriza-se pela convivência pública, contínua e duradoura, com objetivo de constituição de família, e, uma vez reconhecida, faz presumir a dependência econômica da companheira.

5. Para óbitos ocorridos antes da vigência da Lei nº 13.846/2019, não se exige início de prova material contemporânea da união estável, sendo admissível sua comprovação por prova exclusivamente testemunhal, desde que robusta.

6. A certidão de nascimento de filho comum, corroborada por prova testemunhal harmônica e consistente, demonstra a convivência estável do casal até o falecimento do instituidor.

7. Não se configura prescrição quinquenal, pois entre o requerimento administrativo, adotado como termo inicial do benefício, e o ajuizamento da ação não transcorreu o prazo previsto no art. 103, parágrafo único, da Lei nº 8.213/91.

8. Os juros de mora e a correção monetária devem observar os critérios fixados pelos Temas 810 do STF, 905 do STJ, bem como a disciplina atual do Manual de Cálculos da Justiça Federal, em conformidade com os Temas 1170 e 1361 do STF

.IV. DISPOSITIVO

9. Recurso parcialmente provido para ajustar a sentença em relação aos juros e correção monetária.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 1ª Turma - Prev/Serv do Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu, por unanimidade, dar parcial provimento ao recurso do INSS para reformar a sentença apenas no tocante aos juros e correção monetária, nos termos do voto do relator, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Belo Horizonte, 07 de agosto de 2026.



Documento eletrônico assinado por GRÉGORE MOREIRA DE MOURA, Desembargador Federal Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc2g.trf6.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 60000509023v3 e do código CRC 3afb2a71.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): GRÉGORE MOREIRA DE MOURA
Data e Hora: 12/08/2026, às 12:57:19




Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 09:40:11.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 6ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO VIRTUAL DE 03/08/2026 A 07/08/2026

Apelação Cível Nº 1020352-98.2022.4.01.9999/MG

RELATOR: Desembargador Federal GRÉGORE MOREIRA DE MOURA

PRESIDENTE: Desembargador Federal DERIVALDO DE FIGUEIREDO BEZERRA FILHO

PROCURADOR(A): ISABELA DE HOLANDA CAVALCANTI

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Virtual, realizada no período de 03/08/2026, às 00:00, a 07/08/2026, às 16:00, na sequência 115, disponibilizada no DE de 22/07/2026.

Certifico que a 1ª Turma - PREV/SERV, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 1ª TURMA - PREV/SERV DECIDIU, POR UNANIMIDADE, DAR PARCIAL PROVIMENTO AO RECURSO DO INSS PARA REFORMAR A SENTENÇA APENAS NO TOCANTE AOS JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

RELATOR DO ACÓRDÃO: Desembargador Federal GRÉGORE MOREIRA DE MOURA

Votante: Desembargador Federal GRÉGORE MOREIRA DE MOURA

Votante: Desembargador Federal RUBENS ROLLO D OLIVEIRA

Votante: Desembargador Federal DERIVALDO DE FIGUEIREDO BEZERRA FILHO

JACQUELINE GUIRALDELI BEDRAN

Secretária



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 09:40:11.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas